15º Festival da Cultura Alemã e Pomerana enaltece jovens talentos

Segundo a organização, na última edição o evento foi muito bem recebido pela comunidade e novos talentos foram descobertos.
FESTCAP

Nos dias 25, 28 e 29 de setembro acontecerá a 15ª edição do Festival Estudantil da Cultura Alemã e Pomerana (Festcap).

O evento, anualmente promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com uma Comissão Especial, consolidou-se no calendário municipal, buscando a valorização e permanência da cultura alemã e pomerana, de significante presença no município, com atividades como artesanato, bandas típicas, canto, culinária, dança tradicional, poesia e música instrumental.

Criado em 2002, pelo então secretário municipal de Educação, Basílio Barbosa, e pela diretora da E.M.E.F. Carlos Moreira, Izelda Ramon Stumpf, com apoio da Secretaria de Educação e Esportes, o Festival chamava-se Festival Estudantil da Cultura Alemã (FESTCAL), mas teve seu nome alterado, no intuito de uma expansão cultural, que envolvesse junto a cultura pomerana, com suas particularidades e seus pontos em comum com a cultura alemã.

A edição deste ano, segundo a professora de língua pomerana e uma das coordenadoras do evento desde o seu início, Tanise Stumpf,  ainda está sendo desenhada, observando alterações na programação, e a licitação da banda típica.

No dia 25, acontecerá a escolha dos casais Fritz e Frida — o par que, representando a escola de origem, dentro de diversas modalidades, simboliza um casal germânico, com seus traços típicos, preservando a irreverência e cultura própria de seu povo. Esse casal realizará no mesmo dia um desfile pela cidade, convidando a comunidade para o evento.

—  Canguçu se destaca por fazer um movimento de valorização cultural, que nenhum outro município faz neste estilo. Esse evento é primordial para a comunidade. No último ano, a Administração viu o quão positivo ele é, por que a maior parte do público vem do interior até a cidade para prestigiar os filhos. — explica a professora.

Tanise aponta, ainda, que o Festival proporciona a expressão da língua e leva a comunidade para o Ginásio Municipal, fortalecendo a cultura e suas características próprias. Além disso, une escolas, secretarias e alunos em um movimento que valoriza e promove a cultura local.

Os locais seguem os mesmos da edição do ano passado: Cine Teatro Municipal (rua Coronel Gênes Bento, no Centro) e Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento (rua Teófilo de Souza Matos, no bairro Izabel).

O critério de escolha dos jurados é pautado no conhecimento sobre a cultura alemã e pomerana. Há preferência pela escolha dos que não residem no Município, evitando a possibilidade de vínculo deles com alguma escola, fortalecendo uma escolha mais justa.

Para os estudantes que participam do evento, é exigido que falem a língua pomerana. Neste ano, a estimativa é de que mais de 20 escolas municipais participem do Festival.

—  A cada ano, descobrimos jovens talentos. Na última edição, observamos que a qualidade das apresentações melhoraram muito. As escolas não estão preocupadas em apenas levar os alunos, mas em direcioná-los para as áreas conforme suas aptidões. A Tarcila Siefert é um dos inúmeros talentos descobertos no festival. Sua voz emociona a todos, quando ela canta “Du machst Sehnsucht”. — destaca Tanise.

No dia 28 o evento retorna com canto individual e coletivo, causo e poesia, com alunos desde os anos iniciais até o ensino médio. E no sábado (29), o destaque fica para os grupos de dança.

—  A cada nova edição, o FESTCAP cresce mais, abrange mais alunos e melhora a qualidade, tanto das apresentações quanto do evento em si. Os estudantes buscam ser cada vez melhores. Eles estão se dando conta do que é ser pomerano. Eles carregam no sangue uma cultura que é viva e atuante em nosso Município — conclui Tanise.

 

— Material produzido em parceria com o Jornal Tradição.

Leia Também:

ads

Notícias Relacionadas

VÍDEO: Pintora canguçuense participa do Programa Mais Você

Há poucos dias a arquiteta e artista plástica Anne Weege fez uma participação especial no ...

Sandra de Sá: A Pérola Negra do Soul Brasileiro

Na última sexta-feira (4), Pelotas e Região receberam uma das divas da Música Popular ...

Canguçu recebe Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá

No dia 21 deste mês, durante uma missa na Igreja matriz, aconteceu o lançamento ...

Verde Louro

Verde Louro expande produção de Azeite em Canguçu

É na Fazenda Mato Grande, na Coxilha dos Cunha, há 36 quilômetros da cidade, ...

Revisitando a História: O surgimento do Monumento ao Colono

Você sabia? O monumento ao imigrante localizado na Praça Hilmar Nornberg Pinz foi idealizado e construído ...

32ª Ciranda Estudantil Nativista teve início nesta quinta-feira

Foto: Arquivo/Carina Reis/Reprodução Nesta quinta-feira (18), teve início a 32ª edição da Ciranda Estudantil Nativista (CIENA). ...

Confira a Programação Completa da Semana da Pátria em Canguçu

Foto: Roberta Pereira/Prefeitura Municipal No dia 24 de agosto, Canguçu recebeu a chegada do ...

Estímulo à Leitura: Prefeitura instala estantes populares para troca de livros em praças

Foto: Roberta Pereira / Prefeitura Municipal Nos últimos dias, a Prefeitura de Canguçu realizou ...