A CNH-e é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.
O Detran-RS já está oferecendo a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) para todo o estado. Para usar a CNH pelo smartphone, é preciso baixar o aplicativo gratuito CNH Digital por meio da loja de aplicativos do seu smartphone Google Play Store ou pela App Store.
Para aderir ao serviço, é preciso ter a versão da CNH impressa emitida a partir de 2 de maio de 2017, que conta com um QR Code (código escaneável) na parte interna. Os que têm a versão anterior da Carteira de Motorista, precisarão solicitar uma segunda vida da CNH, pagando R$ 51,84 (tabela 2017 de valores do Detran-RS).
A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, e a versão digital não será obrigatória em um primeiro momento. O condutor poderá dirigir apenas com a CNH Digital. Para isso, deverá ficar atendo para o funcionamento de seu smartphone, uma vez que, durante uma fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada.
Neste caso, o condutor será autuado com base no artigo 232 (conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório), uma infração leve que prevê multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e retenção do veículo até a apresentação do documento.
O Detran RS preparou um fluxograma explicando como solicitar sua CNH-e:
