O suicídio ainda é um assunto causador de medo e espanto pelo fato das pessoas não saberem como lidar com essa triste realidade.
As causas mais comuns do suicídio estão associadas a transtornos mentais, que podem incluir depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Fatores como dificuldades financeiras e/ou emocionais também desempenham um fator significativo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa tira sua vida no mundo. Com base nesse e outros dados, o suicídio torna-se um grave problema de saúde pública e sua prevenção prioridade.
A prevenção é realizada através da educação: É preciso deixar de ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações ligadas ao tema.
A sociedade precisa reconhecer sinais, diferenciar mitos e verdades, ouvir profissionais e ter acesso a formas de apoio. ”Falar é a melhor solução”, esse é o lema da campanha Setembro Amarelo do CVV (Centro de Valorização da Vida).
Um diálogo aberto, respeitoso, empático e compreensivo pode fazer a diferença. Oferecer suporte emocional, informar sobre a ajuda profissional e mostrar-se à disposição são pontos importantes. Se a pessoa falar claramente sobre o plano de cometer o ato é primordial que ela não seja deixada sozinha.
Quem estiver presente neste momento, deve contatar os familiares da pessoa, procurar algum serviço de saúde mental, e se necessário acionar o serviço de urgência/emergência (Pronto Socorro) local.
Pode-se indicar também o serviço oferecido pelo CVV, disponível em www.cvv.org.br, que trabalha para promover o bem estar das pessoas e prevenir o suicídio, em total sigilo, 24h por dia (através do número 188).
SOBRE A COLUNISTA: Graduada pela Universidade Católica de Pelotas, Júlia Tarouco Bezerra é especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), atua no Hospital de Caridade de Canguçu, e em seu endereço pessoal, desde 2016 atendendo crianças, adolescentes e adultos.
Atendimento Psicóloga Júlia Tarouco Bezerra – CRP 07/25347
Rua Silva Tavares, 1353 — Centro
Telefone/Whatsapp: (53) 9 8468-1298