PRODEL buscará alternativas para promover aumento na geração de emprego e renda em Canguçu

Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Na quinta-feira (7), o Cine Teatro Municipal sediou a apresentação da implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (PRODEL). A reunião foi aberta ao público.

O programa, que integra a iniciativa pública, privada e forças organizadas da cidade, tem como objetivo pensar o desenvolvimento da cidade em curto, médio e longo prazo, com um principio inicial de planejamento para 20 anos.

Segundo a consultora do Programa de Desenvolvimento Econômico Local ProDEL Aline Nandi, cada município tem a sua peculiaridade em termos de geração de emprego e renda.

O programa tem o propósito de identificar essas potencialidades e a partir da dificuldade de cada setor, propõe projetos e ações que possam minimizar as situações negativas e potencializar o desenvolvimento a geração de renda.

Para a consultora, a partir da identificação de novos setores em potenciais, geradores de desenvolvimento efetivo, é possível propor projetos que ampliem sua capacidade, para promover uma diversificação econômica.

— Nós temos o exemplo do Município de Rolante, onde também foi implantado o programa. Lá, as alternativas de aumento de emprego estão sendo fomentadas a partir de um novo setor na economia do município: o turismo. — explica a consultora.

Na prática, o PRODEL funciona com a estruturação de um conselho de desenvolvimento e de câmaras técnicas de trabalho voluntário que trabalham de acordo com o diagnóstico que é apresentado. As reuniões são mensais e as câmaras são constituídas a partir de indicações de técnicos do município.

Três dias antes da apresentação, 60 pessoas foram convidadas para entrevistas que ajudassem a diagnosticar as perspectivas da comunidade. Entre as perguntas, estavam assuntos como emprego, segurança, mobilidade e serviços prestados.

Segundo os consultores, o critério de seleção dos entrevistados se baseou em pessoas influentes na comunidade e que participassem de alguma instituição, projeto ou fosse uma liderança expressiva.

Com o cruzamento das informações, o diagnóstico apontou como perspectivas iniciais tratar de fortalecer os eixos da agricultura e do agronegócio, trazer o turismo como novo eixo e desburocratizar o poder público.

— Começamos com um ciclo inicial de trabalho de 10 meses, pensando no Município como referência na região, até 2040. — explica a consultora.

Na prática, a Administração Pública e a Associação Comercial passam  de forma conjunta a liderar o processo de estruturação do programa, com uma pessoa que acompanhará no primeiro ano, a consultoria especializada, contratada pelo município através de uma parceria da Prefeitura, a Câmara, Associação Comercial, Federasul e a Facisc.

— A responsabilidade do programa é compartilhada entre as instituições e se consolida com a estruturação do conselho de desenvolvimento econômico local. Cada programa é pensado a partir da demanda de cada município. O propósito é envolver as pessoas, a fim de forma coletiva faça promoção do desenvolvimento da cidade. — afirma Aline.

A implantação do programa vinha sendo estudada desde março de 2018, quando o prefeito Vinicius Pegoraro (MDB) visitou o município de Rolante para conhecer o trabalho realizado.

 

 

Leia Também:

ads

Notícias Relacionadas

Sem combustíveis em postos, litro da gasolina pode ser encontrada por R$ 33 no comércio paralelo

Em meio à falta de combustíveis nos postos de Canguçu, internautas começaram a fazer anúncios ...

crédito para produtores de tabaco

Comissão de Agricultura debate restrição de crédito para produtores de tabaco

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove um encontro, em Canguçu, ...

fumicultura

Família troca mais de 25 anos de fumicultura para produzir hortifrútis

No século 18, o dramaturgo e romancista irlandês, George Shaw (1856~1950) declarou: “O progresso ...

Consulta Popular

Consulta Popular pode ser votada até quinta-feira

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº ...

Informativo G&S Sinuelo: eSocial permitirá que empresas compensem créditos tributários

A empresas que aderiram ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e ...

Funcionários do HCC organizam mobilização em protesto a salários atrasados

Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução Na tarde desta sexta-feira (5), os funcionários do Hospital de Caridade ...

Padaria Municipal promove economia e amplia atendimento

Foto: Prefeitura de Canguçu/Reprodução Nas últimas semanas, a Secretaria de Assistência Social e Direitos ...

Hospital de Caridade de Canguçu. Foto: Canguçu Notícia

Sem diretoria, Hospital de Caridade corre risco de fechamento

O futuro do Hospital de Caridade de Canguçu é incerto. A instituição, com 69 ...