Revisitando a História: O carnaval de inverno de 1993

Post Image
Post Image
Post Image

Revisitando a História

Neste final de semana tivemos o Carnaval de Inverno em Canguçu. Duas noites de frio intenso e de muita diversão para a turma jovem que frequenta este tipo de evento.

Olhando fotografias, senti saudades dos Carnavais da minha época, quando o clube ficava colorido com tantas fantasias Mas as coisas mudam e não se pode viver de saudades, tudo tem seu tempo […]

Arrisco a dizer que, em meu tempo, os carnavais eram sensacionais, tanto no calor do verão como no frio do inverno.

Mas, revisitando a história, gostaria de registrar que o primeiro Carnaval de Inverno no Clube Harmonia aconteceu no ano de 1988, o em que fui Rainha do Carnaval e estava ótimo… Bons tempos aqueles!

Nos anos seguintes fizemos grandes Carnavais de Inverno com o nosso Bloco Carnavalesco Deixa Falar; Por 10 anos animou o salão do Harmonia, junto com outros tantos blocos que alegravam as noites carnavalescas tanto no inverno como no verão.

Sem dúvida, a melhor parte dos carnavais de inverno daquela época eram as olimpíadas de blocos, com tarefas interessantes, divertidas e charadas cuidadosamente elaboradas para serem decifradas.

Registro aqui uma das tarefas: precisávamos caracterizar um dos antigos presidentes do Clube Harmonia, juntamente com alguns componentes do bloco em um ponto turístico da cidade. Detalhe: Precisávamos fotografá-los e tínhamos até a noite para entregar a fotografia. Como não tínhamos a tecnologia que temos hoje, tivemos que correr para Pelotas para revelar a foto.

carnaval de inverno

Na foto alguns componentes do bloco em frente a Casa de Cultura e o Dr. Danilo Campos sendo representado em sua atividade profissional pela amiga Carla Guerra. Aparecem na foto: Patrícia Bento, Flavia Flores, Carla Guerra, Jane e Márcia Guerra da Cunha, Saul Cunha, Géder e Zuleica Barbosa, Simone Soares, Claudia e Cacilda Bento.

A outra foto (em destaque, abaixo do título) mostra um desfile em que o personagem principal era PC Farias, com o mapa do Brasil embaixo do braço, telefonando de um orelhão.

Por essas e outras, tenho saudades do carnaval do “meu tempo”. Ele parecia  bem melhor, mais tranquilo, mais saudável, mais divertido. Porém, tenho a certeza que os jovens de hoje também um dia dirão: — No meu tempo era muito melhor! Aquilo sim era carnaval, nós é que sabíamos nos divertir!

Fotos do carnaval de inverno de 1993 – Arquivo particular

 

 

 

SOBRE A COLUNISTA:: Miriam Zuleica Reyes Barbosa, formada em História pela Universidade Católica de Pelotas, é Professora da Rede Municipal e Acadêmica da ACANDHIS (Cadeira nº 6). Zuleica mantém em paralelo seu blog De Cangussú à Canguçu, Muitas Histórias.

Leia Também:

ads

Notícias Relacionadas

5ª Edição do Rock na Praça, Banda Hate Creation (2015). Foto: Milena Wrague/Divulgação

Agenda Cultural para este fim de semana

Toda semana o Canguçu Notícia prepara uma agenda cultural com as atividades para o ...

Revisitando a História: Breve Resgate do Povo Pomerano em Canguçu

  O amigo Nilso Pinz inicia seu belo trabalho de pesquisa intitulado “Breve Resgate do ...

Coluna Saúde Mental — Suicídio: Vamos falar a respeito?

O suicídio ainda é um assunto causador de medo e espanto pelo fato das ...

Sandra de Sá: A Pérola Negra do Soul Brasileiro

Na última sexta-feira (4), Pelotas e Região receberam uma das divas da Música Popular ...

Canguçu sedia a 10ª edição do Expo Alto Camaquã neste final de semana

A décima edição da Expo Alto Camaquã acontece neste final de semana, nos dias ...

Festquilombola acontece nesta terça no Ginásio Municipal

Foto: Carina Reis/Prefeitura de Canguçu Nesta terça-feira (20), em comemoração ao Dia da Consciência Negra, acontece ...

Revisitando a História: A Semana da Pátria

Esta época é muito importante para nos fazer pensar no quanto é necessário o resgate ...

Hospital de Caridade de Canguçu. Foto: Canguçu Notícia

Hospital recebe recurso de R$ 516 mil do Estado

Nesta sexta-feira (27) foi confirmado o repasse de um recurso de R$ 516 mil ...